Ares do Campo - Granja Faria

Bem-estar animal na produção de ovos de mesa

O bem-estar animal se refere, em modo geral, à qualidade de vida dos animais e, para que seja garantido, os animais devem poder expressar seu comportamento natural em ótimas condições físicas e psicológicas. 

A consciência coletiva em relação às boas práticas nos cuidados dos animais está crescendo ano a ano e, com isso, cada vez mais cresce a procura por informações que nos levem a entender como os animais são tratados, em especial quando trata -se de produção de alimentos de origem animal. 

Para que você possa realizar as escolhas adequadas na hora de comprar seus alimentos, iremos explicar quais os requisitos que garantem o bem-estar animal e como são os diferentes métodos de produção de ovos de consumo humano. 

Por que devemos nos preocupar com o bem-estar animal?

Contrário ao que se pensava até alguns anos atrás, os animais são capazes de ter sentimentos, como medo e felicidades. Isso nos leva a entender a importância de garantir o trato humano com eles, buscando que estejam sempre se sentindo bem e com os confortos de um ambiente natural para sua espécie, longe de gaiolas e de qualquer prática que possa ser prejudicial para seu desenvolvimento. 

Você conhece as boas práticas do bem-estar animal?

Existem 5 liberdades dos animas que seguimos nas granjas Ares do Campo para garantir que nossas galinhas estejam saudáveis e felizes, vivendo dentro de um ambiente apropriado para elas. 

Nossas galinhas estão LIVRES de fome e sede, tendo acesso a água e alimentos que são adequados para manter sua saúde e vigor.

Elas também estão LIVRES de desconforto; o ambiente em que vivem é o adequado para sua espécie, com condições de abrigo e descanso. 

Também garantimos que estejam LIVRES de dor, doença e injúria; para isso buscamos a prevenção de doenças, rápido diagnóstico e tratamento adequado a todo momento.

Elas estão LIVRES para expressar os comportamentos naturais da sua espécie, e comportar-se naturalmente, com espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia de outras galinhas.

Nossas galinhas também estão LIVRES de medo e de estresse; são tratadas com os cuidados adequados para que não sofram por estresse ou susto, já que isso pode afetá-las severamente.

Diferenças de cuidados segundo o modo de criação nas granjas

Existem diferentes manejos de produções de ovos e, cada um deles, cuida das suas galinhas de formas diferentes. É importante saber exatamente como eles funcionam para escolher o tipo de ovos que mais se adequa com seus princípios. 

OVOS CONVENCIONAIS

A produção tradicional de ovos usa o sistema em gaiolas, e permitiu suprir a necessidade de produção surgida com o crescente consumo de ovos

OVOS VITAMINADOS

Os ovos vitaminados estão enriquecidos com diferentes vitaminas, como Ômega-3, selênio ou vitamina E, entre outras. Neste manejo de produção as vitaminas estão presentes na ração das galinhas e, com o tempo, os ovos apresentam maior quantidade de vitaminas que os ovos convencionais. 

OVOS CAGE FREE

Existe a produção de ovos Cage Free, na qual as galinhas estão dentro de galpões que lhes proporcionam abrigo do frio e mal tempo, alimentos e ninhos adequados para a postura. Aqui as galinhas estão livres de gaiola, mas restritas ao espaço do galpão. 

OVOS FREE RANGE (CAIPIRA)

Na produção Free Range as galinhas Caipira disfrutam dos mesmos confortos do sistema Cage Free, tendo acesso a alimentos frescos e balanceados disponíveis durante todo o dia, estão em um ambiente que as protege dos predadores e também  tem acesso a um espaço externo no qual podem expressar seu comportamento natural, soltas e livres para ciscar, bicar, sociabilizar e tomar banhos de areia à vontade.

OVOS ORGÂNICOS

Além desses métodos temos a produção de ovos orgânicos, muito similar à de ovos Free Range mas que tem exigências para que toda a alimentação das galinhas seja com ingredientes orgânicos e naturais.  

Conheça os benefícios de comer ovos

Conheça os benefícios de comer ovos

Bem-estar animal na produção de ovos de mesa

Bem-estar animal na produção de ovos de mesa